Gagueira: o que ocorre?
- THAYNARA SKUBINCAN
- 29 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

A gagueira é caracterizada por um funcionamento subjetivo-singular que afeta a produção verbal, muitas vezes acompanhada do medo, vergonha, tensão corporal e movimentos associados na tentativa de disfarçar as interrupções na fala.
A luta constante de controlar os bloqueios, repetições e travas durante a fala, evitando palavras ou sons 'difíceis' podem tornar o momento de se comunicar extremamente desafiador, com limitação de oportunidades pessoais e profissionais. E isso acontece como consequência da interpretação que o outro faz do padrão de fala disfluente, conforme apontado pela autora Silvia Friedman.
Trata-se de uma explicação que conecta: elementos da sociedade (ideologia do bem falar marcando as relações de comunicação), a aspectos subjetivos (a presença inconsciente da imagem de um mau falante e no consciente a concepção de falhas na fala, somada à tentativa do 'falar bem'), a aspectos corporais (tensões nos gestos de fala e no corpo).
Portanto, o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para realizar uma avaliação e o tratamento da gagueira. O acompanhamento de um fonoaudiólogo especializado faz toda a diferença na jornada.
_edited.png)




Comentários